Tema Livre

Hoje fui convidada a ir em uma entrevista de emprego. Incrivelmente só tinha gente da Cásper na sala. O que é bem legal, já que vejo que muita gente tá conseguindo se inserir no mercado de trabalho assim como eu. Mesmo que vagarosamente, mas tudo bem xD.

Já estava preparada para aquela entrevista padrão: quem é você, o que faz. Talvez até uma dinâmica e estudo de caso. Descubro que vamos fazer uma redação. Sem problemas até aí. Mande um tema que eu tento discorrer sobre. Só que a mocinha escreve na lousa: “Tema Livre”.

TEMA LIVRE!!!!! Isso me assusta desde o primário, mais do que a redação de Minhas Férias. Pelo menos nessa redação eu tenho alguma coisa sugerida do que eu possa falar, por mais idiota que seja. Agora com o tema livre eu sempre tenho uma ideia estranha para escrever. E descubro isso quando já estou para entregar o texto e já é tarde demais. Sério, prefiro uma sugestão tipo “Bolsas na Ásia e seu impacto na economia mundial” do que algum assunto qualquer. Tudo isso porque eu tenho brainstorms, mas o fluxo é tão grande que me torno o professor de Jo Básico II no papel. Eu engasgo muito até o texto ter uma forma normal. E fico estremamente nervosa por causa disso. Acredito muito em lamber a cria, mas pelo que eu percebi na psicologia aplicada no teste isso é ruim, já que ela quer ver nosso pensamento na forma mais pura.
Confirmo: meu pensamento é pior que quarto de adolescente!

Enfim, escrevi a relação entre números e pessoas. Como as pessoas não são quantificaveis, não recebem estimulos numéricos como máquinas and so on. Porém, achei que ficou muito filosófico e não consegui passar todo meu potencial na escrita. Afinal, não tenho talento nato para escritora. Quero meu formar jornalista para pesquisar e conhecer outras realidades, não exatamente ser uma ótima escritora. Enfim, ainda sim preciso fortificar esse meu lado. Senão, adeus qualquer tentativa de estágio.
Porque eu não fui fazer farmácia mesmo?

Uma resposta to “Tema Livre”

  1. geekqueen Says:

    Relaxa, porque disse sr Neruda:
    “Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.”
    Você vai se dar bem nessa!
    Boa sorte

Deixe um comentário